Caos da saúde, faça você mesmo uma denúncia no Ministério Público

Para um jornalista, ( infelizmente ) uma das pautas mais fáceis de serem realizadas é aquela que aborda a falta de medicamentos em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, principalmente se a pauta for na Secretária de Saúde de Viamão na parada 44 –RS040.

O segredo é simples: Crachá no peito, microfone na mão, esperar um, dois minutos na porta, ( isso é em qualquer de posto de Viamão )  , e logo começam a surgir os primeiros relatos. É impossível não encontrar uma pessoa que não esteja sofrendo  com a falta de medicamentos ou, pelo menos, não tenha um amigo ou parente que esteja na mesma situação.

Por exemplo: Nesta semana estivemos na Secretária de Saúde  e fomos abordados pela aposentada  Marcia dos Santos , 65 anos, ela, nos comunicou  com um ar triste, que recebeu um ( não ) temos esses remédios, a frustração é visível, os olhos chegam a lacrimejar,  e não é por menos. Dos 7 remédios solicitados na receita, ela conseguiu apenas dois.

— É terrível sair sem receber o remédio. Os preços dos medicamentos  subiram e até os mais acessíveis, com descontos, não consigo adquirir.  Eu não tenho de onde tirar esse dinheiro, a vida perdeu o sentido para mim, é tudo mentira, aqui não tem remédio. Finalizou  dona Marcia.

Neste caso por decisão da direção do Jornal, resolvemos o caso da Dona Marcia, por algum tempo, ela estará bem.   Mas e agora ?

Agora faltam centenas, milhares de pessoas que estão sendo desassistidas e ignoradas pelo poder público.

Praticamente um ano depois de assumir a prefeitura de Viamão, a nova gestão sob o comando de André Pacheco  não consegue administrar a saúde do munícipio a ponto de conseguir atender as demandas solicitada  nos postos de saúde da cidade. Essa carência abrange remédios básicos, como analgésicos, antitérmicos e compridos para controle de pressão arterial e diabetes, entre outros tantos. Os pedidos de informação são negados, e ninguem sabe realmente qual é o tamanho desta crise e deste problema. Além disso remédios especiais também estão em falta. O que vem causando uma situação de desespero por parte de usuários.

Já foi noticia na mídia estadual

A dificuldade em normalizar o estoque de medicamentos distribuídos à população nas unidades básicas de saúde da cidade é reconhecida pelo próprio Secretário de Saúde do munícipio, em entrevista ao canal de TV Record ( Clique aqui e veja o vídeo ) segundo ele, as dificuldades são uma realidade. O secretário culpa as negociações e tramites entre comprador e fornecedor, todas questões de ordem burocrática. Para o secretário este tem sido o grande problema, que por fim resulta na falta de medicamentos nas unidades.

O drama das pessoas que precisam de medicamentos, estão expostos nas redes sociais, e não são poucos. Este é caso por exemplo do senhor  Ricardo Trindade, diabético, que precisa de material ( fitas reagentes ) para medir a glicose no sangue. Já faz dois meses que o senhor Ricardo Colissi está sem o material.  ( Veja receitas / fotos abaixo )

Outro exemplo é o caso da dona Neoci Xavier  de 63 anos que é transplantada dos rins, diabética e não consegue retirar os medicamentos a mais de 2 meses. ( Veja receitas / fotos abaixo )

    

Já foi noticia na mídia local

Na última semana o jornalista Mario Dutra publicou no Jornal de Viamão um vídeo com comentário, áudios e até uma denuncia onde revelou que a saúde passa por uma crise interna grave. Funcionários que atendem a marcação de consultas e 0800 estão reclamando de salários atrasados, dividas e processos jurídicos ,entre outros problemas a terceirizada que presta serviços é Health Solutions.  Não duvida que tal problema afeta a qualidade do atendimento.( Clique aqui e veja o vídeo )

Prefeito alheio a tudo segue militância politica

Sobre a crise da saúde o prefeito de Viamão André Pacheco permanece calado, não atende os jornais, não responde a e-mails, não comparece a entrevistas, é  como se nada estivesse acontecendo e alheio a tudo mantém a rotina politica partidária participando de comícios e atividades de divulgação politica em canais de rádio e TV da capital. Onde tem investido bastante recurso publico, que já beira 1 milhão segundo TCE. Ele esta investindo pesado em publicidade e divulgação. Declarados R$ 725 mil.  A foto foi registrada ontem dia 11/11/2017 .

Solidariedade nas redes sociais 

Nas redes sociais a solidariedade  entre desconhecidos tem sido um diferencial que por hora da um folego e uma breve esperança para alguns.

Algumas pessoas tem colocado remédios para doação nos grupos da internet e até mesmo ajudando com valores para alguns casos, o que não é nem de perto a solução dos problemas, mas que deixa ao menos uma esperança para dias melhores.

 Silva Leandro encaminha pedido ao Mistério Publico 

De posse da matéria do  Jornal de Viamão , o contabilista  Silva Leandro, conhecido empresário de Viamão, ( região da Querência )  ativista dos direitos do cidadão, indignado com a situação que vem observando e usando seu direito de cidadão, protocolou pessoalmente  no Ministério Público um  pedido de ajuda. Porque considera a situação dramática e desumana. O Ministério Público retornou dizendo que não há reclamações no órgão para que justifique uma investigação.

 

 

Faça você mesmo uma denúncia ao Mistério Publico 

Com isso o cidadão Silva Leandro , assim como o Jornalista Mario Dutra, pede para as pessoas que necessitam de remédios e não estão recebendo,  precisam elas mesmo encaminhar ao MP  a reclamação , com dados e documentos para que o Ministério Público possa agir.  O endereço eletrônico para envio de material e-mail: mpviamao@mprs.mp.br 

( Veja foto )

 

 

Ministério Público  

Falta de Medicamentos na Farmácia Pública Municipal. 
O e-mail para reclamações é:  mpviamao@mprs.mp.br
Enviar a cópia do RG/CPF e Prescrição Médica digitalizada. ( se for foto deve ser bem nítida )  Envie também o seu pedido e reclamação  (Promotoria de Justiça de Viamão)

Contato Endereço
RUA BENTO GONÇALVES, 76 – CENTRO
CEP: 94410400 – VIAMÃO/RS
E-mail: mpviamao@mprs.mp.br
Telefone (51) 34853583  / Telefone de Plantão   (51) 997398521

Matéria : Mario Dutra / Jornalista / Registro : MTB 17749/RS

 

 

Publicidade

———————————————————————————————————————————–

      

      

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *