Prefeito não comparece em audiência pública para tratar do presídio, autoridades e comunidade ficam esperando

O prefeito André Pacheco não compareceu na audiência pública para tratar do presídio, autoridades e comunidade  ficaram esperando.

Foi realizada na noite da quarta-feira, dia 21, na Câmara Municipal a audiência pública sobre a construção de um presídio estadual em Viamão.
A audiência, foi considerada como uma das mais importantes já realizada em Viamão, pelo número de autoridade e especialistas presentes.
O prefeito de Viamão André Pacheco não compareceu e também não mandou ninguém da prefeitura para representar o executivo, fato que levou a comunidade a questionar as intenções do prefeito e de sua base de aliados os ( vereadores ausentes )
A audiência foi convocada pelos vereadores Rodrigo Pox (PDT), Guto Lopes (PSOL ) Adão Preto (PT), o vereador Armando (PT) também esteve presente e apoiou a iniciativa.
Durante a audiência a comunidade teve a oportunidade de se manifestar, e ficou claro que a grande maioria não quer o presidio em Viamão, muito menos no lugar indicado pelo prefeito , principalmente pela forma autoritária que foi imposta.
Os presentes também tiveram a oportunidade de ouvir a posição de autoridades e especialistas que foram quase unanimes em afirmar que a ideia do presidio é uma solução para diminuir a criminalidade na cidade.
Ficou estabelecida a criação de um grupo de trabalho que irá de encontro ao prefeito para levar algumas reivindicações, assim como sugestões.  Veja na integra o vídeo da audiência Clique aqui 

Curiosidade : Em 2012/2016,  durante a gestão do Prefeito Valdir Bonatto , quando o atual prefeito  era vice-prefeito de Viamão, os dois agentes politicos criaram  uma lei proibindo a construção de presídio em área urbana do município. O fato foi lembrado pelo vereador de oposição Guto Lopes( PSOL ) ” Não foi criado uma escola em Viamão, não foi criado empregos, não foi criado nada, mas por falta de competência,  pegam até avião caindo em chamas para Viamão” disse ele.
Autoridades presentes:
Subcomandante-geral da Brigada Militar Coronel Mario Ikeda
Diretor da 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM) Delegado Volnei Fagundes
Juíza da 2ª Vara Criminal de Viamão, Dra. Andréia Hoffmeister
Comandante do 18º BPM de Viamão, Tenente-Coronel José Carlos Pacheco
Diretora do Ministério Público de Viamão Dra. Promotora Roberta Morillos Teixeira
Promotora criminal de Viamão Dra. Marcia Regina Nunes Villanova
Diretor de engenharia prisional da Susepe Alexandre Nicol
Presidente da OAB Viamão Dr. Nilson Pinto da Silva
Superintendente de Serviços Penitenciários da (Susepe) Agente Marli Ane Stock
A comunidade também questionou a falta de interresse da grande maioria dos vereadores , que não se fez presente:
Prefeito ausente: André Pacheco ( PSDB )
Vereadores ausentes: Maninho Fauri (PSD) , Lenara Guedes (PP) , Francinei Bonatto (PSDB)
Dilamar (PSB) , Jessé da Ipiranga até Viamão (PSDB) ,Diego Santos (PSD) ,Belamar Pinheiro (PSDB) ,Joãozinho da Saúde (PMDB),Prof. Igor Bernardes (PPS) ,Evandro Rodrigues (PSDB) Edi Bagé (PSDB), Eraldo Roggia (PTB) ,Márcio Katofa (PSB) ,Xandão Gomes (PRB)

Mario Dutra / Jornalista – MTB 17749/RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *